Luta ao rubro entre Mikkelsen e Lukyanuk

Depois da chuva constante da véspera, este domingo amanheceu soalheiro e isso refletiu-se nas condições de prova para a 2.ª etapa do Rally Serras de Fafe e Felgueiras, com todos os pilotos a afirmarem as boas condições de aderência nos troços, algo que esteve ausente na 1.ª etapa, em particular na parte da tarde de sábado.

Como esperado, fruto dos 4,4s que separavam o líder Andreas Mikkelsen do segundo classificado Alexey Lukyanuk, a luta pela vitória está ao rubro. O norueguês venceu o primeiro troço, mas o russo reagiu bem no segundo e fixou a diferença entre ambos em apenas sete décimas. Mikkelsen reagiu na seguinte e dilatou a vantagem à geral para 1,9s, confirmando isso amplamente no derradeiro troço da manhã, Montim 1 (8,63 km), após o qual deixou Lukyanuk a 9,3s.

O outsider Dani Sordo, ao abrigo do Super Rally, venceu um dos troços da manhã (Mikkelsen dois e Lukyanuk o restante), mas é, curiosamente, o mais rápido do dia até ao momento, com três décimas de vantagem sobre o piloto norueguês da Skoda.

ARMINDO REFORÇA NO CPR

Entre os portugueses, a luta estava igualmente ao rubro à partida para esta 2.ª etapa, já que a vantagem de Armindo Araújo sobre Bruno Magalhães era de apenas 13,5s. Bruno reduziu um pouco logo a abrir, mas Armindo reagiu nas seguintes e terminou esta primeira ronda de domingo com uma vantagem já bastante tranquila de 21,8s, à falta de apenas quatro classificativas.

Em condições normais, o triunfo estará entregue, mas importa realçar que tanto Armindo como Bruno ocupam, respetivamente o terceiro e o quarto lugares à geral, resultados provisórios de respeito numa prova do ERC. Ricardo Teodósio encerra para já o pódio do CPR.

Classificação após a PE 12 (oficiosa)

1º, Andreas Mikkelsen/Elliott Edmondson (Skoda Fabia Rally 2 Evo), 1h51m29.4s

2º, Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov (Citroen C3 Rally 2), a 9,3s

3º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 2m11.7s

4º, Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 Rally 2), a 2m33.5s

5º, Nil Solans/Marc Marti (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 3m26.8s

6º, Norbert Herczig/Ramón Ferencz (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 3m32.9s

7º, Eric Cais/Jindriska Zakova (Ford Fiesta R5 MK II), a 3m41.5s

8º, Yoann Bonato/Benjamin Boulloud (Citroen C3 Rally 2), a 4m27.2s

9º, Miko Marczyk/Szymon Gospodarczyk (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 5m16.4s

10º, Benito Guerra/Daniel Cue (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 5m58.1s

PROGRAMA/HORÁRIO